terça-feira, 23 de julho de 2013

DESAPEGO



http://c10.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/M9313d97a/14943241_W9FMN.jpegFalemos um pouco do apego para falarmos em desapego.
Apego é um sentimento de afeição, de simpatia por alguém ou alguma coisa.
O apego leva a um “acostumar com” (seja com alguma coisa ou alguém), leva a uma sensação de que nada falta quando se está próximo àquela pessoa ou objeto. O cérebro grava a sensação de prazer que dá ter próximo o outro ou o objeto ao qual se está apegado. Por vezes deixa-se de fazer algo construtivo a si mesmo para continuar na ilusão do apego e ao se firmar nesse apego, sem querer solta-lo, começa a face danosa ao apegado. Ex: um namorado desrespeitoso, mentiroso, que não quer responsabilidades - a namorada vê todas estas falhas dele, mas não consegue desapegar-se e terminar o relacionamento que não leva a nada. Daí um relacionamento que escraviza, não constrói.
Por um lado se o apego constitui uma evolução do ser humano, pois ele une os casais, os pais aos filhos e vice-versa, os amigos, por outro o excesso leva à obsessão e ciúme.
A necessidade de desapegar-se é vital para a saúde do ser humano, uma vez que nada é para sempre, os objetos se perdem ou acabam; as pessoas vão embora, adoecem, morrem.
Desde pequeno o ser humano é envolvido em relacionamentos que vão resultando em apegos: apegos aos os pais que alimentam, que tocam carinhosamente - o que passa à criança o prazer da segurança em sentir-se amado. Então, quando chega o momento de crescer, separar-se dos pais, é doloroso. Por vezes o sujeito se fixa nestes momentos - prazeroso e de dor pela separação, perpetuando o desejo do prazer da segurança e resistindo sentir novamente a dor da separação. O mesmo ocorre quando os apaixonados se sentem prazerosamente seguros, correspondidos. Ao término dessa relação, a dor da separação é sentida com intensidade pareada à separação dos pais.
Padre Léo disse que ao se deixar tomar pelo TER, o sujeito perde o verdadeiro sentido da vida e só passa a querer mais e mais. Também disse que você pode ter um carro bom, uma casa boa, uma roupa cara, desde que seja um trabalho honesto. “Hoje em dia a mentalidade é contra o trabalho. Muitas pessoas estão esperando ganhar milhões na loteria para ganhar dinheiro fácil, achando que isso vai resolver os problemas da sua vida. E isso é pura ilusão. O consumismo consome.”
Se não houver o desapego, deixando-se viver em função do que se possui, haverá dor, ilusão, escravidão.
2º o Santo São João da Cruz, a riqueza que o homem pode usufruir é a saúde da alma e do espírito, pois estando em Deus está bem, e o estar bem trará a saúde do corpo.
Apego fala de dependência emocional - aos filhos, marido, emprego, relacionamento, enfim. Quanto mais apego, maior a ansiedade de controlar,  pois desse modo se tem a ilusão de prazer de alcançar a paz, a satisfação.
Desapego significa PAZ, mesmo diante de uma situação com a qual não concordamos. Significa abrir mão de controlar situações sobre a qual não se tem controle. Quanto mais desapego, mais harmônicas as situações, pois elas fluem livres de tensões, de querer forçar mudanças e mais o sujeito atrai pessoas e coisas positivas a si.
Importante discernir a necessidade de usar um objeto e a importância de não ser dependente dele; de se relacionar sem querer dominar o outro.
O desapego gera mais qualidade de vida às pessoas, portanto auxilia na saúde.

Anacris Aquino

http://fotos.sapo.pt/opoderdapalavra/fotos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo!