segunda-feira, 28 de julho de 2014

CRÍTICA

Criticar significa apontar erros, falhas ou pontos a melhorar.
Aquele que critica se percebe como "verdadeiro, que só diz verdades, suas idéias são "as" corretas, portanto ajudará o outro com suas críticas.
Há também aqueles que acham que criticar o outro, desmerece-lo, constitui um estímulo negativo que o faz mexer, sair da mesmice, crescer. Entretanto este é um meio perigosíssimo, pois a crítica pode destruir uma pessoa, retirar dela toda crença em si mesma, deixa-la à mercê do que acontecer. A crítica é também um tipo de violência emocional, onde o criticado permite que o outro exerça uma destruição em seu íntimo e dessa forma tenha o controle.
Quando não consigo dar ao outro seu limite,de forma assertiva, é o momento de me questionar sobre qual barreira está presente em mim e impede dar limites ao outro;de onde ela vem?da forma com que fui educado?
Se minha educação foi rígida ao ponto de me calar e acatar a opinião do outro, certamente não conseguirei ser assertiva ante uma pessoa crítica.
Se uma pessoa insegura de sua aparência escuta alguém lhe dizer que sua roupa não está de acordo com a ocasião, ela vai se envergonhar, ficar brava ou péssima com esse alguém.
Há aquela "crítica - comparação" ouvida desde criança, do tipo:"olha só como ela é boazinha, por que você não é como ela?"; "olha como o Chiquinho tira boas notas e dá alegria aos seus pais, bem que você poderia ser como ele".
Críticas deste naipe deixam a criança estressada e exasperada, levando a explosões até mesmo ante críticas que de fato poderiam ser construtivas.
O crítico na realidade não está aceitando aquilo que você lhe pode oferecer, então ele critica seu anel, sua gravata, sua postura.
Para lidar com críticas e com o sujeito crítico há de não perder seu tempo discutindo e começar um diálogo interno perguntando-se por exemplo: "tenho mesmo que me incomodar com esta crítica?esse que me critica comporta-se de forma coerente com sua crítica?há inveja ou ciúme nesta crítica?estou
parado num modo de agir ou buscando mudança interna?
Com perguntas internas desse tipo, concluo se devo ou não permitir que a crítica me perturbe.
Mas o pior crítico meu sou eu mesmo: por uma baixa - estima, me questiono acerca da Empresa que me contratou; se o rapaz que quer me namorar é mesmo boa pessoa; se a roupa linda que ela me deu é mesmo linda...e assim por diante.
A baixa - estima nos leva a ser nosso pior e mais massacrante crítico:"me acho feio, me isolo em casa, passo a desmerecer meu senso de humor, meus desejos de conhecer o novo - amigos, lugares - até minha inteligência. Evito encontrar o outro por medo dele me perguntar da escola - e já repeti de ano; do casamento - e me divorciei; ou do emprego - estou desempregado...eu desconfio de mim mesmo e de todos...
É possível deixar de ser este feroz autocrítico e passar a amar-se de fato: pela Terapia Psicológica podemos nos reconstruir, ser homens e mulheres novos.
Subverta sua ordem de busca, adentre, mergulhe em si mesmo e verá quão rico você é, quantas possibilidades traz dentro de si!
Arrisque!
Quer trocar uma idéia, contate-me pelo email: psicanacris.aquino@yahoo.com.br

Anacris Aquino