quarta-feira, 25 de junho de 2014

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL


papeldeparede.vemquetem.net
A Inteligência Emocional (IE) fala do meu autoconhecimento, entender meus sentimentos e emoções. Ao me conhecer, eu me entendo, me aceito e dessa forma entendo mais facilmente o que o outro está sentindo. Isso trará melhorias em meus relacionamentos, sejam quais forem: familiar, afetivo, social, profissional, enfim. Consigo lidar com minhas frustrações e controlar meus impulsos de modo a estar aberta ao otimismo.
A IE começa a desenvolver no ventre materno quando meus pais denotam aceitação por mim, vinculação e por aí vou me alicerçando na segurança de ser amada.
O elogio do esforço que fiz para cumprir uma missão a mim confiada é fundamental para que eu me sinta segura e arrisque com segurança novos passos em direção a novos e maiores objetivos:
"Parabéns, você conseguiu passar toda a roupa!"
"Parabéns, você está inovando com sucesso o seu programa!"
"Parabéns, você conseguiu fazer a lição!"
O elogio confirma minha capacidade, faz com que me sinta segura e estimulada a buscar novos e maiores horizontes.
A resiliência é minha capacidade de recomeçar: ao estar diante de uma situação a qual não planejei para mim, que "não deu certo", passarei e reconhecerei minha frustração assim como o fato de que toda situação tem "um sim ou não", levantarei e elaborarei novo começo, sem parar a minha vida e sem me fechar na depressão.
A frustração é muito importante para meu fortalecimento como pessoa.Caso nunca receba "não", um dia vou recebe-lo, seja a negativa do emprego almejado, a faculdade onde não consegui entrar, a  roupa que não pude comprar...Se não fui sendo fortalecida desde os "não" de meus pais, ao recebe-lo ele virá com tanto impacto que caio por terra, muitas vezes não conseguindo me levantar.
O brincar: ao brincar, extravaso sentimentos como angústias e raivas, desenvolvo meu senso de competência, de pertencimento, controle da agressividade e bem estar. Descubro que nem tudo é como eu quero, há diversas formas de pensar e agir; há opiniões diferentes das  minhas e regras em quaisquer jogos.

E você, possui uma boa IE? Eis algumas dicas para norteá-lo:
  1.  cultivo a empatia procurando saber e conhecer sinceramente acerca do outro
  2. conheço meus pontos fortes: por isso trabalho com segurança
  3. concentro-me no que devo fazer: deixo os jogos, as mensagens no celular para me concentrar no que deve ser feito - isto já é prenúncio de seu sucesso quando adulto
  4. sei reconhecer o motivo de estar chateado: diante da frustração me distancio da emoção e vejo o efeito dela sobre mim
  5. em geral, eu me dou bem com as pessoas
  6. eu me importo em ser uma pessoa ética e moral
  7. eu me importo com o outro: ajudo alguém atravessar a rua, a descer uma escada
  8. leio no rosto da pessoa o que ela pode estar sentindo
  9. sou uma pessoa resiliente: caio, mas me levanto e recomeço quantas vezes for necessário, não me prendo à emoções negativas
  10. confio em minha intuição
  11. consigo focar minha atenção para atingir meu objetivo
  12. sei dizer "não", controlar meus impulsos e tolerar estresses

O PhD Daniel Goleman afirma em seu livro "Inteligência Emocional" que ela - IE - é a maior responsável pelo sucesso das pessoas; as mais afáveis, compreensivas, gentis possuem maior chance de ter sucesso em suas vidas.
Quando possuo uma boa IE, rumo em direção às minhas metas com confiança, sou flexível, recupero-me rapidamente de um estresse, além de ser mais resistente a ele.
Caso queira ajuda para elevar sua Inteligência Emocional, ou queira saber mais sobre este assunto, contate-me: 

              Anacris Aquino
psicanacris.aquino@yahoo.com.br