terça-feira, 24 de abril de 2012

Inteligência Emocional

O homem é constituído pelo físico (corpo), psíquico (alma, sede da vontade, da personalidade) e espírito (o que o liga a um Ser mais poderoso que ele mesmo), como o corpo é constituído pela cabeça, tronco e membros e é impossível menosprezar uma destas partes sem que haja o desequilíbrio do corpo, afetando sua saúde.
As partes que constituem o ser humano são independentes entre si, mas interelacionadas de forma dinamica. É necessário haver harmonia entre seus membros, do contrário todo o corpo será afetado.
Doença significa todo estado físico, psíquico, espiritual que pode ser revertido, trazendo equilíbrio e alegria à pessoa.
Todas as coisas no mundo coexistem numa sincronia perfeita:nascer, desenvolver, morrer. Cabe ao homem optar ou não pela saúde em seu desenvolvimento. E compreender esta realidade é utilizar a mente para desenvolver a saúde.
Ao negar uma das partes que o constitui:"não preciso crer em nada" (espiritual) ou "meu psicólogo é a cervejinha"(psíquico), o homem está fadado a uma desestruturação que certamente o levará a doenças.
A agressividade está em alta hoje; ela fala também de depressão. Geralmente o sujeito agressivo está cumulado de dor. E quem pode ajudá-lo, evitando até uma doença mental? o profissional psicólogo!
As células comunicam-se constantemente entre si e a dor pode dificultar ou bloquear tal comunicação, levando-o ao comportamento agressivo. Reverter esta situação, é soltar a energia traumática, dolorosa presa dentro de mim, seja pelo choro, pela fala, pela escrita, pelo grito, enfim, pelo Perdão. O Perdão fala de um comprometimento com uma grande perda, um perdão! 
Somente após este comprometimento conseguirei olhar com fé, com otimismo e liberdade os fatos.
Não existe crescimento sem dor, mas EU escolho ser feliz, Eu sou o autor de minha história.

                        Anacris Aquino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo!