Vimos falando sobre o Perdão em dois programas consecutivos na Rádio Mensagem, AM 1470.
O Perdão é um ato,fruto de uma decisão, ele independe do sentimento.Quando um casal de idosos judeus foi questionado acerca do como eles conseguiram viver após tantas atrocidades feitas a eles, eles responderam: "esquecendo a raiva" - ou seja, perdoando!
Quando o Papa João Paulo II pediu Perdão as judeus pela omissão da Igreja, muitos julgaram o ato como "ridículo", pois "os judeus já haviam sido massacrados e agora vem um cara falando isso?!"...
Pois é...de quanta coragem precisou o Papa para decidir-se por tal atitude? ele reconheceu o erro praticado pela Igreja a qual ele representava naquele momento, repudiou o erro e corajosamente exprimiu arrependimento. Certamente ele pensou que talvez seria ridicularizado (como de fato o foi), mas a sua crença e decisão em pedir Perdão foi mais forte, sua compreensão desse ato como necessário foi determinante para que tantas maldições lançadas sobre a Igreja estancassem.
De fato a Igreja - Vaticano ajudava os judeus, mas de uma forma discreta, talvez por ser um país neutro e como tal devia se portar. Mas a Igreja os ajudava. Ainda assim houve muita insatisfação quanto ao desempenho dela e a partir daí as falas malditas triplicavam sobre a Igreja.
Assim como o casal judeu decidiu esquecer a raiva, João Paulo II decidiu perdoar aqueles que ajudaram os judeus de forma limitada e assumir os "erros" deles para si e pedir Perdão para todos os antepassados judeus e sua posteridade.
Estes dois exemplos ilustram claramente a importância de darmos e pedirmos Perdão.
Se morremos sem perdoar alguém, nossa posteridade vai se ver com um problema que não lhe pertence.Portanto, deixar nossa casa arrumada para bem receber o outro, é de suma importância - se é que amamos nossa posteridade; é como estamos fazendo quando procuramos salvar o meio ambiente.
Anacris Aquino
Verdade Cris! Perdoar é deixar o nosso coração livre de ressentimentos que paralisam nosso desenvolvimento emocional. Muito bom seu blog! Um abraço pra você
ResponderExcluir