sábado, 16 de abril de 2011

O Corpo Humano e As Emoções

O corpo humano é uma máquina que, como toda máquina, possui um ponto fraco. E é nesse ponto fraco que o sintoma aflora, podendo advir as doenças.
Ainda hoje se ouve que "após os 50 anos começam as doenças da velhice ou 3a. Idade ou ainda Feliz Idade e é infantilidade negar isso". 
Será mesmo infantilidade não aceitar esse "decreto" como algo inevitável ao ser humano?Todo homem tem que adoecer?
A meu ver, a doença é fruto de um componente emocional que não excluído via adequada, explode no sintoma.
1o. vem o componente emocional, o qual pode ser um trauma, uma perda, algo que causa dor. Sem atenção a ele, ou seja: por não querer entrar em contato com essa dor, ele fica dentro da pessoa, como que batendo à porta, querendo sair, batendo, esmurrando, até  disfarçar-se num sintoma que pode ser uma alergia, um esquecimento, ou outros. Após vem a crença nele: "oh! estou alérgica" (aliás, costuma-se falar: "sou alérgico"!!); finalmente a doença. 
A falta de Perdão está inteiramente ligada às doenças. O Alzheimer é um exemplo : o sujeito fez ou deixou de fazer algo na vida do qual arrepende. O arrependimento fica na mente sob forma de uma energia que busca sair, mas proibida, não pode. Então ela se disfarça em demência e tem livre acesso.
O esquecimento, as falhas de memória podem ocorrer, as doenças podem instaurar-se no corpo, mas enquanto o ser humano estiver atento às próprias emoções, às suas descobertas internas, seu corpo não será grandemente lesado, só apresentará sintomas que, se estiver atento, terão possibilidade de eliminação - muitas vezes sem medicamentos.
Anacris Aquino 

 

Um comentário:

Seu comentário é bem vindo!