segunda-feira, 28 de março de 2011

PERDÃO

  Perdoar significa comprometer-se com uma grande perda, um PERDÃO.

O perdão liberta o homem de si mesmo,de sua falta de limites. 
A Humanidade só encontrará Paz através do Perdão,quando o homem, como uma Luz que passa acendendo outras luzes em seu caminho, perdoar a si - pois ninguém dá o que não tem - e ao outro, acendendo-o.
Sendo o homem constituído por um espírito (que o liga ao Criador),uma alma (onde se encontram a vontade, a personalidade, os desejos),e um corpo,(que é o físico),é necessário que ele dê atenção à sua totalidade, pois do contrário ficará manco, terá dificuldade para caminhar, adoecerá.
A falta de Perdão é algo demasiado sutil para ser percebida com frequência.Ela pode se vestir com a roupagem do desgosto, mágoa, amargura, ressentimento,rancor,raiva, ódio por uma pessoa ou um fato.E seu caminho é:inaceitação -> falta de Perdão -> culpa -> somatização (doença) -> morte (física e/ou espiritual)
Quando não aceito algum fato ou alguém, essa não aceitação me leva a faltar com o Perdão. Então vem a culpa.A culpa impede meu caminhar, enxergar livremente.Ela pesa tanto sobre meus ombros, que ando arcado, de tal forma que olho para o chão, não para o horizonte. E não vejo por onde ando e não escolho o melhor lugar para caminhar. Dessa forma vou perdendo a esperança de encontrar coisas boas.Começo então a fechar-me sobre mim mesmo e adoecer. Então vem a morte física e/ou espiritual.
Como sair dessa prisão?Pelo PERDÃO.
Mas...como perdoar?
O PERDÃO é um ato, não fruto de um sentimento.
O PERDÃO é como a casca de uma cebola: descasco a primeira vez,retiro a casca dura - é o primeiro PERDÃO.
Passados poucos dias, a cebola forma nova casca, endurece novamente - é um novo PERDÃO.
Passados 15 dias, nova casca é formada e eu novamente perdoo.E assim aos 60, 100 dias, 10 anos - novamente perdoo ao ver que nova casca se formou.
Até que chego no mais profundo da cebola, que é a essência e então encontro PAZ.
As cascas eu arranco falando e repetindo a cada momento:Eu perdoo fulano por ter me magoado. Ou: Eu perdoo o que aconteceu (uma perda, um engano, etc).Ou:Eu me perdoo por ...
Ninguém precisa saber que estou perdoando, só eu.Não preciso falar com aquele que me desagradou,ele não precisa saber que o perdoei, mas devo perdoá-lo, para que eu não seja mais prejudicado.
Perdão significa libertar-me do peso que carrego e não me pertence.
Perdão significa comprometer-me com uma grande perda - um perdão.

Anacris Aquino  
 

2 comentários:

  1. Oi Cris! Gostei muito deste texto sobre o perdão, viu! Parabéns! Um grande abraço pra você! Déborah Martins de Almeida.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Ana!!!
    Parabéns pelo blog.. Vou acompanhar querida :)

    Super beijo!

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo!